segunda-feira, 30 de maio de 2011

PARTILHA DA COLEGA CARLA GIL DA SALA VERTICAL...

Exposição com base num Projecto de Fotografia

O Pai de uma das crianças do grupo (fotógrafo) trouxe muito material e deixou-nos ser FOTÓGRAFOS POR UM DIA!
(foram as crianças que tiraram as fotografias expostas)
[Quebra de Página]
Depois trocaram-se os cenários, desinibimo-nos e deixámos que o pai do T. nos fotografasse. Algumas macacadas, adereços e sorrisos foram o sucesso deste trabalho absolutamente deslumbrante. 

Fotografias e fotógrafos famosos.




A primeira fotografia permanente. O que parece? (registo do que as crianças pensam que foi fotografado). E se fossemos nós os primeiros fotógrafos, o que fotografávamos? (desenho do que as crianças desejariam fotografar).

O método de coloração. Quando não haviam fotografias a cores alguns fotógrafos coloriam as fotografias de forma a dar-lhe cor. Foi isso que cada criança fez com a sua fotografia.

Visita ao fotógrafo da Atouguia da Baleia e registo das descobertas. Nome dos componentes principais das máquinas fotográficas.
As máquinas fotográficas construídas e algumas antiguidades. (As crianças ficaram a saber o nome de algumas como as poloroides, cuja fotografia era retirada em papel no momento)

As máquinas fotográficas têm lá dentro uma câmara escura. É uma “caixa” totalmente escura só podendo existir um único foco de luz, “um buraquinho” do tamanho do furo de uma agulha. A imagem visível é simétrica e invertida, isto é, vemos as pessoas e os objectos de pernas para o ar. A imagem fica momentaneamente gravada no papel vegetal. Era assim que funcionava a primeira máquina fotográfica, a Pinol. Actualmente, as máquinas têm espelhos e lâminas que repõem a imagem na posição certa.
Nós experimentámos e resultou…Querem experimentar? [Símbolo]
(Muitos pais e familiares ousaram experimentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário