quinta-feira, 14 de abril de 2011

HOJE...

Hoje fiz reunião de pais, tinha imensas coisas para dizer e as palavras parece que não saíam. A emoção bateu mais forte, no meio de fotos antigas da sala dos 2 anos e das deste ano lectivo, deveriam ter saído imensas palavras desde o agradecimento ás famílias, por toda a disponibilidade, carinho, atenção, partilha e compreensão nos momentos díficeis. Falar da evolução dos pequenitos enquanto grupo, do quanto cresceram e tornaram-se autónomos, da felicidade de ver que muitas vezes somos meros mediadores, porque as crianças conseguem gerir sozinhas algumas das situações diárias.
De olhar nos olhos dos pais e perceber que existe uma relação e que ambos trabalhámos para ela, que estamos presentes de corpo e alma na educação das nossas crianças.
Que o envolvimento das famílias, vai mais além que simples recados, reuniões, que é real e muito sincera. Existem trocas de informação, existe apoio, preocupação, interajuda, compreensão, porque ambas as partes sabemos que educar é difícil, mas não impossível.
Meu primeiro grupo em muitos anos de trabalho, acompanho desde a creche, foi muito bom criar oportunidades, deixar crescer, dar um empurrão, encaminhar, criar laços e dar-lhes asas para voarem e ver partir com a sensação que a nossa missão foi cumprida.
Tentámos sempre preparar o grupo para a vida, para aprender a ser livre!
Passámos a mensagem que a ida para outra escola é importante, porque vão aprender a escrever e que os livros não são o bastante para ser gente, é preciso aprender a crescer e também sonhar, aprender a viver e aprender a estudar.
É muito importante saber que quando nos apontam um erro, temos que ter capacidade de o emendar.
Educar é preparar para a vida, esperamos ter ajudado a formar seres livres e autónomos e com tudo de bom que possam imaginar.
Não tenho mais palavras, em nome de toda a equipa que ao longo destes anos ajudaram estas crianças a crescer...
                                                                                  Muito Obrigada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário