segunda-feira, 14 de março de 2011

COMO RESOLVEM AS CRIANÇAS OS PROBLRMAS QUE LHES SURGEM NO DESENHO?

"...Que podem os pais fazer?
Quando os pais se apercebem que desenhar não é uma ocupação menor, deparam-se com questões como saber se o desenvolvimento gráfico da criança está de acordo com a sua idade e o que podem fazer para estimular.
Ainda que muitas vezes sobrevalorizadas, estas são preocupações legítimas.
Há crianças que desenham melhor que outras. Significa isso que são crianças intelectualmente mais avançadas? De modo nenhum. A resolução de problemas está profundamente presente no desenho infantil, mas é o processo de resolução e não o produto final que reflecte o desenvolvimento mental da criança. Desenhar implica um grande esforço de raciocínio e criatividade, mesmo quando o resultado parece fraco.
Os desenhos e comentários  de crianças pré-escolares sobredotadas foram objecto de estudo num centro educacional. Os comentários das crianças sobre o que estavam a tentar fazer eram muitas vezes completamente inesperados e originais. Mas as casas destas crianças sobredotadas não eram diferentes das casas que surgiam nos desenhos de outras crianças. A motricidade fina desenvolve-se pouco a pouco. Os desenhos das crianças não reflectem o seu desenvolvimento intelectual.
Muito bem, então os desenhos não são assim tão importantes. Mas não haverá nada nada que os pais possam fazer para estimular o espírito inventivo, a persistência ou o gosto por desenhar na criança? O mais importante é distância e divertimento. E nesse lugar prudente podem seguir algumas destas pistas para ajudar a criar uma atmosfera favorável às aventuras desenhadas das crianças.

DEIXEM  A CRIANÇA FALAR SOBRE O QUE DESENHOU

As crianças normalmente têm muito mais para dizer do que o que conseguem desenhar. Muitas vezes ficam decepcionadas pela barreira entre o que procuram criar e o que conseguiram fazer. A descrição verbal pode ajudá-las a vencer esta barreira.

NÃO RESOLVAM OS PROBLEMAS PELA CRIANÇA

Quando a criança está em apuros, evitem a tentação de lhes mostrar como fazer. Se ela lhes pedir ajuda, digam-lhe que o importante é o seu esforço e as suas ideias e não a perfeição do desenho final.

ENCORAGEM O HUMOR E AS EXPERIÊNCIAS

O desenho enriquece-se quando há abertura para experimentar. As crianças poderão aprender convosco como é divertido experimentar de várias maneiras e procurar alternativas.

..."

Carol Copple

2 comentários:

  1. Adorei esta partilha. Agrada-me esta faceta nos blogues dos educadores, que afinal são especialistas na educação de crianças pequenas.

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  2. Este texto foi uma colega e amiga, Maria do Carmo, que tinha guardado na sua "arca do tesouro " e resolveu partilhá-lo.
    Beijinhos

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