sexta-feira, 29 de abril de 2011

PROJECTO DO ESPANTALHO PARA A NOSSA HORTA ...

Hoje estivemos a fazer o projecto do espantalho para a nossa horta. Todos desenhámos no papel como imaginávamos o espantalho para proteger a nossa horta dos pássaros.
Ficaram lindos!
Agora é só arregaçar as mangas e trabalhar!!!
O nosso espantalho vai ficar lindo!

REGISTO ESCRITO SOBRE A VISITA À HORTA DO AVÔ JOÃO...

O TOMÁS TROUXE UMA ERVILHEIRA PARA A ESCOLA...

Tomás
Hoje o Tomás trouxe uma ervilheira igual à que está na horta do avô João.
As ervilhas do Tomás eram muito docinhas!!!

O QUE APRENDEMOS SOBRE AS ERVILHAS:


  • A ervilha é uma boa fonte de sais minerais, tais como: fósforo, cálcio, potássio ferro.



  • Possui também vitaminas A e C.




  • São docinhas




  • São utilizadas na cozinha, a comida fica deliciosa.




  • ...
  • PRENDA PARA A MÃE ...


    O NUNO SEBASTIÃO TROUXE BRINQUEDOS, LIVROS E JOGOS PARA A NOSSA SALA...

    quinta-feira, 28 de abril de 2011

    AMANHÃ ...

    Dia 29, vamos reunir pelas 21h,  no Centro Paroquial para falar da festa de final de ano.
    Apareçam!!!!

    FIZEMOS UMA HORTA NAS TERRAS DO AVÔ JOÃO ...


    A equipa da sala quer agradecer ao avô João e à tia Belinha por toda a dedicação e carinho!

    ALGUNS VISITANTES DA HORTA ...

    LIMPEZA E PREPARAÇÃO DO TERRENO PARA O CULTIVO ...

    ESTAMOS A SEMEAR FEIJÃO E ERVILHA ...

    COBRIMOS AS SEMENTES COM TERRA...

    VISITA GUIADA À HORTA...

    O QUE SABEMOS SOBRE AS HORTAS?

    Estivemos a registar tudo o que sabiamos sobre as hortas, como se cultiva, o que podemos encontrar, legumes, frutos e fruta, quais os instrumentos de trabalho do agricultor, a importância de certos animais na terra, a importância  da água, etc.
    Chegámos à conclusão que já sabiamos muitas coisas e que se tornava mais fácil trabalhar!
    Partimos do registo e começámos a combinar como íriamos orientar o nosso projecto, quais os nossos objectivos, actividades e recursos.
    A primeira coisa que surgiu foi a visita à terra do avô João e aproveitando esta actividade lembrámo-nos como seria interessante fazer uma horta na terra do avô João.
    Falámos com o avô do Nuno Sebastião, e lá fomos nós!!!

    terça-feira, 26 de abril de 2011

    AMANHÃ...

    REUNIÃO DE PAIS, PELAS 21H, NO JI DE ATOUGUIA DA BALEIA.
    CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!

    domingo, 24 de abril de 2011

    Retirado do blog " Educação especial: Um grito de mudança"

    Governo corta nos apoios aos alunos com deficiências

    No próximo ano lectivo os alunos com necessidades especiais vão ter menos apoios nas escolas. As equipas dos Centros de Recursos para a Inclusão (CRI) que acompanham as crianças portadoras de deficiências nos agrupamentos escolares vão ficar reduzidas a um fisioterapeuta, dois terapeutas ocupacionais e da fala e um psicólogo. De foram ficam assistentes sociais, monitores e ainda os técnicos de psicomotricidade que asseguram outras necessidades que os estabelecimentos de ensino poderiam solicitar às instituições privadas (psicoterapia, musicoterapia ou outras terapêuticas que envolvem expressões artísticas).

    São algumas das regras do novo modelo de financiamento para os CRI impostas pelo Ministério da Educação às instituições privadas, mas há outros cortes anunciados que podem comprometer a sobrevivência destes centros criados há três anos quando o governo decidiu retirar estas crianças das instituições e integrá-las nas escolas com os outros alunos.

    "A tutela não se compromete a pagar os encargos obrigatórios como seguros e consultas de medicina do trabalho, segurança social ou subsídios de refeições e nem sequer definiu critérios para pagar as deslocações dos técnicos às escolas", critica João Dias, dirigente da Federação Portuguesa para a Deficiência Mental - Humanitas. Em causa estão também as indemnizações aos técnicos decorrentes dos contratos a prazo, interrompidos sempre que os projectos educativos são suspensos pelo ministério: "Esses custos passam igualmente a serem suportados pelas instituições."

    Tudo isto são despesas que os responsáveis dos CRI garantem não ter condições para suportar, avisa Rogério Cação, da Federação de Cooperativas de Solidariedade Social (Fenacerci), dando o exemplo do CRI que dirige em Peniche: "Com a redução das equipas que prestam apoio às escolas terei de dispensar cinco técnicos. Fazendo uma média de anos de trabalho que deram à casa, que são sete, e de salários que rondam os mil euros, terei de pagar cerca de 40 mil euros a estes funcionários. Tendo em conta que já tenho um défice de seis mil euros do ano anterior, diria que o centro não é governável."

    E tal como o centro de Peniche tem de reavaliar as suas condições, os outros 74 centros que prestam actualmente apoio às escolas terão de fazer o mesmo. "Só no final deste mês, após terminar o prazo de candidaturas, é que vamos ver o verdadeiro impacto destes cortes. Será esse o momento para saber quais os centros que vão desistir por incapacidade financeira", alerta o dirigente da Humanitas.

    Isabel Cottinelli Telmo, presidente da Federação Portuguesa de Autismo, não espera pelo fim deste prazo para deixar o aviso: "Se os encargos com a segurança social, subsídios de refeições e outros custos não forem suportados pelo Estado, não temos alternativa senão suspender o apoio, que prestamos a cerca de 120 crianças de escolas na área de Lisboa e Setúbal."

    Tão grave quanto os encargos que "deixam de ser da responsabilidade da tutela", é a redução do "leque de profissionais especializados" que já não fazem parte das equipas que prestam apoio a estas crianças, esclarece João Dias. "No caso das instituições federadas na Humanitas, a eliminação das assistentes sociais das suas equipas implica deixar de apoiar as famílias na busca de soluções para os alunos que estão na transição para a vida activa."

    O que está em causa - defende Rogério Cação - é uma posição "inequívoca" que a tutela terá de tomar: "O governo tem de clarificar se quer ou não continuar com estas parcerias e não pode pensar que está a fazer um favor a quem presta este tipo de apoios. Os CRI prestam um serviço público e, como tal, todos os seus custos devem ser pagos pelo Estado", remata o dirigente da Fenacerci. 

    PÁSCOA FELIZ !

    sexta-feira, 22 de abril de 2011

    VAMOS INICIAR NOVO PROJECTO...

    Vamos iniciar um projecto que ficou pendente na nossa agenda mensal devido a outras actividades relacionadas com o nosso plano de actividades e com o projecto de escola.
    Pois é já devem ter adivinhado pela imagem, vamos cultivar uma horta!
    Esta actividade tem como objectivo criar novos comportamentos, permitir que as crianças aprendam como funciona  uma horta e ao mesmo tempo que criem hábitos de alimentação mais saudáveis e que os transmitam à família.

    quinta-feira, 21 de abril de 2011

    Abertura da Candidatura para o Concurso de 2011/2012

    Abertura da Candidatura para o Concurso de 2011/2012


    Poderão concorrer a este concurso os docentes de carreira, candidatos a destacamento por condições específicas e todos os portadores de qualificação profissional para o exercício da docência, em regime de contratação.



    O prazo de candidatura decorre entre 26 de Abril e 9 de Maio de 2011.
    A Direcção – Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) disponibilizará no seu sítio electrónico informação sobre esta matéria no seguinte endereço: www.dgrhe.min-edu.pt – últimas actualizações.

    - Aviso de Abertura nº 9514-A/2011 de 21 de Abril de 2011


    AS NOSSAS CONSTRUÇÕES ...


    terça-feira, 19 de abril de 2011

    DESENHO A CARVÃO DAS RUÍNAS DO CASTELO DE ATOUGUIA DA BALEIA ...

    MANHÃ DE ANIMAÇÃO CULTURAL ...

    A mãe do Duarte Reis veio à nossa escola ensinar-nos a fazer dobragens. Depois fizemos estes dois lindos paineis !
    Obrigada à mãe Helena por todo o carinho e dedicação.

    domingo, 17 de abril de 2011

    TEXTO RETIRADO DO BLOG" EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM GRITO DE MUDANÇA"

    Avaliação na Educação Pré-Escolar e Educação Especial

    Através da Circular nº.: 4 /DGIDC/DSDC/2011, de 11/04/2011, a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular vem tecer algumas considerações sobre a avaliação na educação pré-escolar.

    Relativamente às crianças que se encontram abrangidas pelas medidas da educação especial, podemos constatar que, entre as diversas finalidades da avaliação, esta deve recolher dados para monitorizar a eficácia das medidas educativas definidas no Programa Educativo Individual (PEI).

    Relativamente aos intervenientes no processo de avaliação, são enumerados as crianças, a equipa, os encarregados de educação, o Departamento Curricular de Educação Pré-Escolar, os órgãos de gestão e os docentes de educação especial (profissionais que participaram na elaboração e implementação do PEI do aluno).

    Podem considerar-se como dimensões fundamentais para avaliar o progresso das aprendizagens das crianças as seguintes: as áreas de conteúdo (Orientações Curriculares da Educação Pré-Escolar); os domínios previstos nas Metas de Aprendizagem; outras específicas estabelecidas no projecto educativo e/ou projecto curricular de grupo e no PEI.

    Relativamente aos momentos de avaliação, no final de cada período dever-se-á assegurar, entre outras, a avaliação do PEI. No período de encerramento do ano lectivo, além do referido anteriormente, dever-se-á assegurar também: a articulação com o 1º CEB dos Processos Individuais das Crianças que transitam para este nível de ensino; a elaboração do relatório circunstanciado definido no artigo n.º 13 do DL n.º 3/2008; a preparação do ano lectivo seguinte.

    Este documento, relativamente à intervenção ao nível da educação especial, não acrescenta nada de novo, apenas reforça os procedimentos e o papel dos docentes desta modalidade de educação e ensino.

    Para aceder à Circular, aqui.

    TEXTO RETIRADO DO BLOG" EDUCAÇÃO ESPECIAL: UM GRITO DE MUDANÇA"

    Matrículas para o primeiro ano podem ser feitas pela Internet a partir de hoje

    As matrículas para o primeiro ano do ensino básico podem ser feitas a partir desta sexta-feira pela Internet e até 15 de junho, mas mantém-se a possibilidade de inscrição em papel na própria escola.A medida foi avançada em Setembro pelo secretário de Estado da Educação, João Mata, como uma das apostas do Governo no Plano Tecnológico.Em Fevereiro, o Ministério da Educação anunciou que a partir de agora o processo de matrícula decorrerá entre Abril e Junho de cada ano, meses em que se verifica a grande maioria das candidaturas.A plataforma informática que permite as matrículas electrónicas no primeiro ano é disponibilizada no Portal das Escolas. Segundo informação do ME, para fazerem a matrícula electrónica, os encarregados de educação "deverão estar munidos do seu cartão de cidadão, bem como do do seu educando, respectivos códigos de identificação e de um leitor de cartões, que garantirá a autenticação da matrícula".O projecto "Matrícula Online" visa permitir que os encarregados de educação realizem o processo pela Internet, com recurso à autenticação através do Cartão do Cidadão. Permite ainda que os pais vão acompanhando o estado da matrícula do seu educando, informa o ME.

    sexta-feira, 15 de abril de 2011

    DESENHO DAS RUÍNAS DO CASTELO DE ATOUGUIA DA BALEIA A CARVÃO...

    Foi muito giro desenhar as ruínas do castelo a carvão e no exterior.
    As nossas professoras acham-nos verdadeiros artistas!!!
    Descobrimos um material novo, carvão, explorámos e divertimo-nos bastante!